A loja virtual Americanas.com deverá suspender a venda de produtos no Estado do Rio de Janeiro até que todas as mercadorias já vendidas sejam entregues aos consumidores. A decisão foi deferida pelo Tribunal de Justiça (TJ) ao Ministério Público daquele estado e vale a partir do dia que a empresa receber a intimação.
Segundo nota divulgada nesta quinta-feira (26/5) pelo Ministério Público, o deferimento concedido pelo TJ atende de forma parcial ao requerimento apresentado inicialmente e exige que as Lojas Americanas fixem prazo preciso para entregar suas mercadorias, que deve ser divulgado em sua página na web. Para consultar a data, o consumidor só terá que digitar seu CEP.
O requerimento deferido prevê multa de 500 reais por violação de prazo. A multa fixada pelo TJ no caso de descumprimento da decisão é de 20 mil reais.
Problemas com a entrega de produtos não são novos. Nos dias posteriores ao Natal de 2010, um levantamento feito pelo IDG Now! apontava a Americanas.com como líder em queixas no site Reclame Aqui. Em segundo lugar apareceu a loja virtual Submarino - as duas são controladas pela mesma empresa, a B2W.
O Ministério Público do RJ afirma que, à época em que propôs a Ação Civil Pública, mais de 20 mil pessoas tinham registrado queixa no site Reclame Aqui.
Procurada pelo IDG Now!, a Americanas.com informou por meio de sua assessoria que não comenta processos em andamento.