
Nascidos como ferramentas para criação de conteúdo multimídia e como solução para a falta de caracteres do micro-blogging Twitter (e a "complicação" de blogs tradicionais), o Tumblr e o Posterous são os dois líderes deste mercado de 'mini-blogs' - se é assim que podemos chamá-los.
A maioria de seus blogs são constituídos por pequenos sites com muitas imagens e vídeos e poucos textos; e por isso acabou tendo uma adoção tão rápida das pessoas, sendo o Tumblr o mais utilizado dos dois, com cerca de 19 milhões de blogs e mais de 5 bilhões de artigos publicados (ou "reblogados").
A verdade é que um deles já é dominante nesse mercado enquanto o outro sofre com poucas atualizações. Inclusive, poucas pessoas sabem que existe um "concorrente" ao Tumblr. Apesar disso, as duas ferramentas possuem suas vantagens e desvantagens, e cabe a nós listarmos aqui as principais, seja para os usuários leigos quanto para os desenvolvedores e designers que procuram algo mais técnico (como criação de temas, entre outros).
Criação de contas

Para o usuário iniciante, o importante é se cadastrar sem ter muitas complicações. Isso é algo que tanto o Tumblr quanto o Posterous fazem bem - e, inclusive, este último ganhou uma atualização no layout, ficando bem mais simples de realizar o cadastro. Neste caso daremos empate para os dois. Uma melhoria sensacional por parte do Posterous, que já foi mais complicado e feio.
Opções de postagem (Conteúdo Multimedia)

Uma das maiores vantagens do Tumblr é a possibilidade de se criar conteúdos multimídia de forma simples. Seu concorrente, por outro lado, apesar de prestar suporte para fotos e vídeos também, só permite realizar esse "anexo" de duas formas: através de e-mail ou pela interface web do seu editor de texto (que é mais avançado do que o Tumblr).
Partindo do objetivo dominante da facilidade de postagem, fica claro que o Tumblr ganha um ponto por essa possibilidade por ser simples e direto. O Posterous exige uma experiência melhor, disponível apenas via e-mail.
Rede de seguidores

O que ficou bem claro após as redes sociais é que comunidades de amigos são importantes para qualquer website. Seja um simples blog ou um grande portal, todos os consumidores ficam diretamente ligados à marca que seguem. Apesar disso, algumas comunidades são mais interativas do que outras.
Este é um caso comum ao Tumblr, com o vício do "reblog". Já no Posterous não encontramos algo parecido. Apesar de também possuírem a possibilidade de "seguir" um blog, a funcionalidade é mais encarada como 'feed' do que 'seguidor' (tanto que o Posterous os chama de "Minhas inscrições").

O foco do Posterous, na verdade, não é este (socialização), mas apenas o de criação de conteúdo - fato este comprovado na tela principal das duas ferramentas.
Enquanto o Tumblr foca nas pessoas que você segue, o Posterous foca nos artigos que você escreve. Digamos que um é mais "egocêntrico" do que o outro. Então, mais um ponto para o Tumblr, já que essa ferramenta no Posterous não é bem uma "rede de seguidores", e sim um "leitor de blogs/feeds".
Customização (temas prontos)

Considerando que o código de um é bastante parecido ao do outro, não existem muitas mudanças para quem deseja criar o seu próprio tema no Tumblr ou no Posterous. Na relação de temas, o Tumblr ganha com uma diferença notável: são mais de 700 temas diferentes para o sistema (entre temas gratuitos e pagos). O Posterous, por outro lado, conta apenas com 41 temas oficiais.
O Tumblr possui também uma aba avançada que permite a customização completa do tema escolhido. Já o Posterous também possui essa ferramenta de customização avançada, apesar de inferior ao do concorrente.

Como a pontuação é para customização, o Tumblr leva outro ponto.
Customização (edição de códigos e documentação)
Para os desenvolvedores e designers, o código do Tumblr e do Posterous são bem parecidos. Como exemplo, os dois possuem a estrutura de blocos e elementos, o quê facilita a criação de um bom código, para quem entende o básico de HTML e CSS.
O problema é que você precisa ter conhecimento em inglês, já que a documentação do Posterous só está disponível nesse idioma. Ou em inglês, alemão, francês, italiano, japonês ou turco, que são os idiomas disponíveis para a documentação do Tumblr.

Não há muitos problemas para quem entende esse idioma, já que é algo fácil e rápido de ser aprendido, diferentemente de uma CMS (Content Management System - Tradução livre: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Empate para as duas ferramentas.
Colaboração via autores ou grupos
Esta é uma funcionalidade que não encontramos no Tumblr. Existe a possibilidade de alguém enviar conteúdo enviando uma "mensagem" ou através de um formulário que pode ser habilitado em um campo específico do blog, mas não existe nenhuma ferramenta real e efetiva de colaboração.

Não existe algo como administradores, colaboradores ou assinantes; algo bem presentes em blogs como WordPress, Joomla e até mesmo o Blogspot. Se possui, está em algum local obscuro. O voto vai para o Posterous por apresentar essa ferramenta de forma fácil e visível.
Acesso Móvel e outros aplicativos
Não é perseguição. Enquanto o Posterous possui aplicativo para Android, iPhone e acesso móvel para outras plataformas (via e-mail), o Tumblr possui para iPhone, Android, Blackberry, e-mail e até mesmo um sistema de voz em que você liga para o número especificado nas configurações (pode ser telefone de qualquer localidade do mundo, apesar de que você será cobrado por uma ligação internacional para os Estados Unidos).

Além disso, o Tumblr ainda possui a possibilidade de se escrever artigos através do AOL Instant Messenger, adicionando o bot chamado TumblrBot; e ainda há um diretório grande de aplicativos terceirizados.
Conclusão
O placar final foi 6 pontos para o Tumblr contra 3 pontos do Posterous. Enquanto um se preocupa com o conjunto final e com a interação do usuário com o blog, o Posterous se preocupa com a interface simples e acessível via e-mail, mas acabou esquecendo que as pessoas adoram customizar seus blogs.
Uma das maiores vantagens do Tumblr frente aos seus concorrentes é a rede de seguidores que se formou, bem como a facilidade de inserção de conteúdos multimídia (até copiada por plugins para WordPress, como o Tumblog, plugin desenvolvido com o objetivo de copiar a interface do Tumblr no WordPress).
O Posterous foi uma ótima ferramenta na época do seu lançamento. Pena que sua equipe terminou por esquecer do mesmo e não lançaram mais novidades, afim de deixar o mesmo com uma qualidade igual ou superior ao do seu maior concorrente. Hoje, ele é visivelmente ultrapassado pelo Tumblr.