A Microsoft lançou uma ferramenta chamada System Sweeper que permite iniciar um computador a partir de um pen drive ou CD e realizar uma análise antivírus com a mesma tecnologia do Microsoft Security Essentials. O objetivo do software é facilitar a remoção de vírus persistentes que não podem ser removidos enquanto o sistema está ligado.
O System Sweeper é compatível com as versões 32 bit e 64 bit do Windows XP SP3, Vista e 7.

Quando executado em um computador (sem vírus), ele usa os componentes do Windows e baixa outros da internet para gerar o conjunto de sistema e antivírus que poderá iniciar um computador a partir de uma mídia removível, dispensando a inicialização do sistema pelo disco rígido que poderia, também, iniciar os vírus.
Pelo menos 250 MB precisam estar livres em um pen drive para que o System Sweeper possa ser instalado.
A oferta da Microsoft complementa o Security Essentials e o Microsoft Safety Scanner , um antivírus portátil que pode ser copiado para pen drives ou CD e executado em outros computadores. Ao contrário do System Sweeper, porém, o Safety Scanner não inicializa o PC.
Criar discos inicializáveis do sistema para executar um antivírus é normalmente uma tarefa complicada que necessitava do uso do BartPE em conjunto com outras ferramentas antivírus específicas para serem executadas no ambiente.
Antes de estar disponível gratuitamente, o System Sweeper era integrante do Microsoft Desktop Optimization Pack (MDOP), dentro das ferramentas de diagnóstico. O MDOP está apenas disponível para grandes empresas.