Notebook Press

Notebooks, notícias e novidades

Google libera tecnologia de chat por voz e vídeo como open source

A Google liberou o código-fonte de uma tecnologia com a esperança de que desenvolvedores a usem para embutir conversas em vídeo e voz em tempo real nas suas aplicações para a web.

A Google comprou a tecnologia, chamada WebRTC (Web Real Time Communication), quando adquiriu a desenvolvedora de software de Voz sobre IP (VoIP) Global IP Solutions em 2010, por aproximadamente 68,2 milhões de dólares. A empresa afirmou que publicaria o software como código aberto no começo de maio.

A WebRTC é um conjunto de tecnologias de processamento de sinais de voz e vídeo, que pode ser utilizada por desenvolvedores por meio de tags HTML e APIs JavaScript.

Hoje, os serviços de bate-papo por vídeo e áudio de empresas como Skype são em grande parte proprietários, acessíveis apenas por meio de plug-ins e programas-cliente. No mês passado, a Microsoft concordou em comprar a Skype por 8,5 bilhões de dólares.

Direto no browser
A Google quer que terceiros usem os motores de voz e vídeo para criar aplicações de chat que possam funcionar diretamente no browser. A Global IP Solutions criou programas-cliente móveis com base na WebRTC e que funcionam nos sistemas Android, Windows Mobile e iPhone. A tecnologia também foi utilizada pela Ericsson na criação de um protótipo de videoconferência.

A decisão de abrir o código da WebRTC repete um passo semelhante dado pela Google quando comprou a fornecedora de compressão de vídeo On2 Technologies em 2010. Logo em seguida a empresa publicou o codec de vídeo VP8 da On2 como código aberto, fornecendo assim uma alternativa livre de royalties ao popular padrão H.264.

A Google trabalha com outros desenvolvedores de navegadores, como Mozilla e Opera, na esperança de que eles venham a operar com sua tecnologia. A empresa também participa do World Wide Web Consortium (W3C) e da Internet Engineering Task Force (IETF) na criação de padrões de comunicação em tempo real para a web. A WebRTC tem como base a API padrão Web Applications 1.0, do W3C.

O código-fonte está disponível sob uma licença livre de royalties, no estilo Berkeley Software Distribution (BSD).

Related Posts with Thumbnails

On Twitter

Notebook Press

DICAS INCRÍVEIS

DICAS INCRÍVEIS
TV DE LCD EM OFERTA