A Sony ainda investiga a brecha de segurança que levou à queda de seus serviços online PlayStation Network (PSN) e Qriocity, mas espera que a rede de games volte a operar ainda esta semana, afirmou um executivo da empresa a jornalistas na tarde de domingo (1/5), em Tóquio (Japão).
A PlayStation Network estará parcialmente ativa nos próximos dias para partidas online e sua capacidade plena será oferecida em meados de maio, afirmou o vice-presidente executivo Kazuo Hirai.
A investigação continua. Hirai revelou que a Sony pediu ajuda do FBI, a polícia federal americana, para investigar a invasão em sua rede. A Sony puxou o plugue da rede em 20 de abril após perceber que havia sido invadida dois dias antes. O incidente, no entanto, só veio a público em 22/4.
Os jogos em rede e o serviço de música aparentemente serão os primeiros a vir ao ar, segundo a Sony. Ao que parece, a SonyStile (loja virtual) utiliza um sistema diferente e não foi afetada pelo problema.
A Sony tem sido alvo de críticas, tanto de usuários como de agências e governos, como o Departamento de Segurança Interna dos EUA, o Congresso americano e o governo de Taipé, em Taiwan.
A companhia também publicou um post em seu blog oficial confirmando a volta da rede nos próximos dias, além de fornecer mais detalhes sobre o processo. Segundo a fabricante, ainda não há confirmação sobre o vazamento de dados dos cartões de crédito dos usuários.
Ainda de acordo com o post, a Sony promete novas iniciativas de segurança após o ataque no último mês de abril, incluindo "níveis avançados de proteção e criptografia de dados" e "firewalls adicionais", além da contratação de Shinji Hasejima como novo chefe de segurança de informação da empresa.