(Muito) mais conhecida por seu antivírus gratuito, a AVG tem o desafio de trazer mais usuários para seus produtos pagos. Esse é um dos obstáculos que o CEO da empresa, JR Smith, terá de superar para tornar a empresa mais conhecida no Brasil.
A empresa foi a pioneira no modelo de antivírus gratuitos, com o lançamento de seu produto em 1999. Atualmente, ela tem 110 milhões de usuários no mundo. Em março deste ano, captou US$ 235 milhões junto a um consórcio de bancos para financiar a expansão e pagar dividendos aos acionistas.
Em entrevista ao IDG Now!, ele fala também sobre o cenário das ameaças no mundo móvel e sobre os planos de expansão no Brasil.
IDG Now! - A AVG é conhecida pelo seu antivírus gratuito no Brasil. Por aqui as pessoas não conhecem a versão paga. Vocês pretendem mudar essa percepção? Como?
JR Smith: Nós temos 10 milhões de consumidores na América do Sul e 5,3 milhões no Brasil. Sabemos que a grande maioria deles são gratuitos. Temos essa reputação em todo o mundo. É claro que temos intenções de mudar essa imagem, mas sem deixar de lado os produtos grátis, e para isso estamos estudando maneiras de atrair essas pessoas para os produtos pagos.
IDG Now! - Você tem uma estratégia para fazer isso em um curto período de tempo no Brasil?
JR - Neste momento estamos lançando um novo produto para tablets e já temos um produto para celulares. Acreditamos que eles terão uma grande penetração no Brasil e na América do Sul, onde a utilização desses aparelhos é alta.
IDG Now! - A plataforma móvel é importante para os produtos AVG no Brasil?
JR - Eu acredito que o mercado de PCs continuará sendo um grande foco dos produtos gratuitos. Como muitas pessoas que utilizam as soluções gratuitas também possuem celular, é uma oportunidade para elas migrarem para os produtos pagos. Assim vejo que esse mercado está tendo um crescimento muito grande.
IDG Now! - Você acredita que há um exagero nas ameaças móveis?
JR - Não. Acredito que temos uma grande tarefa pela frente. Mais de 9 milhões de pessoas já fizeram o download do produto para mobile. Escaneamos mais de 190 milhões de mensagens de texto por dia dos nossos clientes e desses bloqueamos mais de 100 mil que na verdade são spams, phishing e outros tipos de ataques de malware que vem por meio de SMS. Outra estatística: pessoas que estão usando nosso produto em seus celulares fazem download de 10 mil aplicações infectadas todos os dias e 90% não sabem que malwares podem infectar seus telefones.
IDG Now! - O Brasil é muito conhecido por seus vírus bancários, os chamados Bankers Trojans. A AVG tem algum plano de combater esse tio de malware?
JR - Não temos nenhuma ação específica que combata esse tipo de malware no Brasil, mas temos parcerias com parceiros locais e universidades e eles têm laboratórios que capturam e analisam os malwares brasileiros de que você fala. Estamos sempre desenvolvendo mecanismos que possam identificar e parar esse tipo de ameaça.
IDG Now! - Vocês têm planos de abrir um escritório no Brasil?
JR - Trabalhamos com um parceiro local no Brasil, a Winco, há 7 anos, que trabalha com pesquisas com universidades locais, ajudaram a desenvolver nosso firewall, entre outras atividades. Temos um relacionamento realmente muito bom com eles e queremos realmente que eles cresçam – e fazemos tudo para que isso realmente aconteça. Não temos planos de abrir uma operação local no Brasil e na verdade queremos é aproximar ainda mais nosso relacionamento com eles, porque o Brasil é um bom mercado.
IDG Now! - Você disse que o Brasil tem 5,3 milhões de usuários. A maioria deles é gratuita, certo?
JR - Sim, está correto.
IDG Now! - Então como fazer que elas paguem pelo produto?
JR - Esse é o mistério! Se você tiver alguma ideia de como aumentar isso sou todo ouvidos! O grande “problema” do nosso produto grátis é que ele é realmente bom e em muitos casos as pessoas acreditam que somente ele é suficiente.
IDG Now! - A falta de suporte técnico para usuários free não é um problema?
JR - Não creio. Mas estamos estudando, para a próxima linha de produtos, outros tipos de suporte – mas para usuários pagos.
IDG Now! - A AVG está pronta para combater o cybercrime nas redes sociais?
JR - Sim, nós temos um programa específico para as redes sociais, o Linkscanner, que escaneia todos os links que o usuário clica no Facebook, Twitter e outras redes sociais. E é um produto free.
IDG Now! - E como a AVG pode ganhar dinheiro em um país onde a maioria dos produtos utilizados são free, como o Brasil?
JR - Com certeza não da maneira tradicional, mas temos muitas ideias de como fazer isso. Agora estamos focados em atrair usuários para os produtos free, em fazer crescer o nosso marketshare.
IDG Now! - O quanto vocês querem crescer?
JR - Queremos dobrar o tamanho da nossa base de usuários.