Notebook Press

Notebooks, notícias e novidades

Prévia do NGP mostra potência gráfica e retrocompatibilidade com PSP

Durante um evento fechado à imprensa no mês passado em Los Angeles, nos Estados Unidos, a Sony deu a chance aos jornalistas testarem, pela primeira vez, o Next Generation Portable, mais conhecido como NGP – ou PS Vita, como dizem os rumores. O embargo da empresa expirou nesta quinta-feira (2), então vários sites se apressaram em colocar as primeiras impressões sobre o novo portátil da companhia japonesa. 

O NGP é o novo portátil da Sony (Foto: Divulgação)NGP, o novo portátil da Sony (Foto: Divulgação)

Após uma breve introdução feita por Shuhei Yoshida, presidente da Sony Computer Entertainment, os convidados puderam jogar Uncharted: Golden Abyss, Wipeout, Hot Shots Golf, Super Stardust Delta, Little Deviants, Reality Fighters e a novidade do dia, Sound Shapes. As impressões foram em geral boas, talvez até com foco maior na boa lista de lançamentos do que no hardware. 

O site ARS Technica achou o NGP “maior do que você esperaria” por conta da grande tela de 5 polegadas OLED com sensibilidade ao toque. “O tamanho é algo que vai surpreender os gamers quando eles o virem pela primeira vez pessoalmente”, disse Ben Kuchera. Mas houve também elogios: os direcionais analógicos duplos foram bem avaliados, colocando-os distante do criticado thumbstick do PSP. “São manches de verdade, muito parecidos com o do Dual Shock 3?, disse Kuchera. 

Como era de se esperar, os gráficos foram a vedete, especialmente se considerando Uncharted: Golden Abyss. “Se o NGP pode entregar aventuras com qualidade de console como parece que será com Uncharted, eu não terei problema algum em gastar meu dinheiro”, disse Greg Miller, editor do portal IGN. “Com o NGP, a Sony criou um tipo de ‘übermáquina’”, definiu Christopher Grant, do Joystiq

No entanto, como costuma acontecer com lançamentos de versões do PS3 para o PSP (como a série God of War, por exemplo), houve deslumbramento pela capacidade de ter games complexos no novo portátil, mas há um ceticismo grande sobre se a Sony realmente pretende enveredar por esse caminho. Só que títulos como Sound Shapes, do desenvolvedor Jonathan Mak, mostram outro viés: um editor de música que permite “jogar” as fases que o próprio usuário faz.  Promete ser interessante e viciante como N+, clássico dos portáteis da geração anterior. 

Wipeout mostrou-se bonito e veloz, como era de se esperar. Mas o que animou a imprensa foi a oportunidade de poder disputar partidas online com outros jogadores no PlayStation 3 (com Wipeout HD, que traz os mesmos circuitos), mostrando uma boa comunicação entre os dois consoles pela PSN. Promete ser uma das armas da Sony, que está apostando muito nos modos online do NGP

É provável, inclusive, que isso se estenda aos jogos do PSP rodando na nova plataforma – Resistance: Retribution foi demonstrado no futuro portátil de forma emulada. O aparelho possuirá retrocompatibilidade com os títulos antigos disponíveis para download na PSN (claro, já que o NGP não possui entrada para UMDs), incluindo a possibilidade de escalonamento da resolução e incluir na jogabilidade o segundo joystick analógico. Não é muito distante do futuro serviço que vai permitir jogar os títulos do PlayStation Portable no PlayStation 3, incluindo aproveitando-se da PSN

Mais novidades sobre o Next Generation Portable deverão ser apresentadas na E3, incluindo novos títulos e, esperamos, uma data de lançamento precisa. A Sony fará sua apresentação no evento em Los Angeles, nos Estados Unidos, na segunda-feira (6), às 21h (horário de Brasília). 

Via ARS Technica, IGN, Joystiq

Related Posts with Thumbnails

On Twitter

Notebook Press

DICAS INCRÍVEIS

DICAS INCRÍVEIS
TV DE LCD EM OFERTA