Notebook Press

Notebooks, notícias e novidades

Ex-membro do governo Bush vazou morte de Bin Laden no Twitter

Os sites de mídias sociais parecem ter desempenhado um papel crucial em disseminar a notícia sobre a morte do terrorista Osama Bin Laden na noite de ontem, 1/5. Isso porque o ex-chefe da equipe de defesa do governo Bush, Keith Urbanh, recebeu o crédito como sendo a primeira pessoa a vazar a informação no Twitter, antes mesmo de qualquer agência de notícia. "Uma pessoa respeitável me disse que eles mataram Osama Bin Laden. Que coisa", tuitou na noite de ontem, antes do pronunciamento oficial da Casa Branca confirmando a morte de Bin Laden.

O fato levou muitos críticos a dizerem que esse era um momento “divisor de águas” para o microblog. O site Business Insider chamou esse de o “momento CNN” do Twitter, uma referência à famosa cobertura da primeira Guerra do Golfo pelo canal de notícias. No entanto, o próprio Urbahn diminuiu uma possível importância maior de seu tuíte. “As notícias sobre a ‘morte da grande mídia’ em razão do meu ‘primeiro’ tuíte são muito exageradas”, disse. O ex-membro do governo dos EUA ainda afirmou que obteve a informação sobre a morte de Bin Laden a partir de um produtor de TV. Ou seja, um membro da chamada “grande mídia”.

Cobertura ao vivo
Interessantemente, um consultor de TI (tecnologia da informação) que vive na cidade paquistanesa de Abbottabad, parece ter tuitado em tempo real “sem querer” a invasão das formas militares norte-americanas ao esconderijo de Bin Laden. Em sua conta no microblog, Sohaib Athar reclamou do barulho de helicópteros e explosões durante a noite na pequena cidade do Paquistão. Mas parece que os 15 minutos de fama já cansaram Athar. “Bin Laden está morto. Eu não o matei. Agora me deixem dormir, por favor”, escreveu na manhã de hoje em sua conta no Twitter, como uma resposta a grande atenção da mídia aos seus tuítes.

A morte de Bin Laden atualmente lidera os trendings topics do Twitter (tópicos mais discutidos no site) no Brasil e no mundo todo com as hashtags #Osama e #obl - outros termos que aparecem entre os mais falados são Abbotabad, Bush, Paquistão e Jack Bauer, em referência ao protagonista do seriado "24 horas", que foi alvo de brincadeiras no Twiter ao ser apontado como responsável pela operação contra Bin Laden.

tuitebinladen.jpg

Tuíte de ex-membro do governo Bush teria "vazado" morte de famoso terrorista

Procurado

Além de liderar o Twitter, a morte do terrorista também dominou as principais buscas do Google na noite de ontem. Segundo o blog Search Engine Land, todos os 20 tópicos mais procurados no site eram relacionados a Bin Laden.

E pouco tempo após a confirmação da morte do terrorista, o recurso de autocompletar do Google já sugeria termos como "Osama Bin Laden Morreu", "Osama Bin Laden Morto" e "Osama Bin Laden está morto" ao digitar o nome do terrorista que teria sido responsável pelos ataques de 11/9 nos Estados Unidos.

Related Posts with Thumbnails

On Twitter

Notebook Press

DICAS INCRÍVEIS

DICAS INCRÍVEIS
TV DE LCD EM OFERTA