Telas sensíveis ao toque ainda não são a melhor escolha para alguns jogadores, que preferem controles físicos para efetuarem combos e comandos mais rápidos e precisos. De olho nesses gamer, começou a pré-venda do iControlPad. O novo controle "pega emprestado" o layout de controles do Nintendo DS e do PSP, oferecendo botões direcionais, analógicos, seis botões frontais e mais dois na parte de trás. O encaixe pode abrigar alguns modelos populares de smartphones e media players, incluindo todas as gerações do iPhone, iPod Touch, BlackBerry em suas versões touch e vários celulares Android.
Enquanto o protótipo original do acessório (anunciado em 2008) usava o conector Dock do iPhone, a empresa optou por mudar para Bluetooth. Isso permite não só flexibilidade no design do controle como também compatibilidade com uma gama muito maior de dispositivos e plataformas.
Em relação aos dispositivos iOS, a companhia alerta que o iControlPad pode não funcionar com todos os jogos existentes em sua versão original, já que muitos não foram desenvolvidos para permitir que periféricos Bluetooth fossem incluídos. Contudo, de acordo com a empresa, muitos aplicativos obtidos com jailbreak poderão oferecer suporte ao acessório em seu lançamento (ainda não há uma lista de apps compatíveis).

O iControlPad não é a primeira tentativa de levar controles físicos aos aparelhos da Apple. O Fling Game Controller para iPad, que ganhou o prêmio Best of Show durante a Macworld 2011, utiliza ventosas, enquanto o Joystick-It da loja online ThinkGeek revive o joystick “old school” no tablet.
Mas o iControlPad parece ser um dos controles multiplataforma mais amigáveis, especialmente porque oferece suporte tanto para iPhone quanto para iPod touch e oferece um layout de botões que é típico de consoles portáteis. Entretanto, a pergunta é quais desenvolvedoras de games para iOS irão adicionar suporte a ele.
Se estiver pensando em adicionar controles físicos ao seu dispositivo iOS, o iControlPad, mais um conjunto de dois braços para encaixar o aparelho, custam 75 dólares; o periférico pode ser comprado sem o encaixe por 60 dólares, mas funciona do mesmo jeito. A companhia produziu 3 mil unidades para o primeiro lote, e deve começar a entrega a partir do dia 16/02.