A News Corp, poderosa empresa de mídia, que tem entre suas marcas títulos como o Wall Street Journal, acaba de lançar o The Daily, o primeiro jornal exclusivo para o iPad. O produto chega com um preço muito competitivo (menos de um dólar por semana ou 40 dólares por ano) e um visual atraente.
Segundo o CEO da companhia, Rupert Murdoch, ele terá o que chamou de “o melhor do jornalismo” com “o melhor da tecnologia atual”. Apesar de o aplicativo não estar disponível na loja de softwares da Apple no País (é destinado ao mercado norte-americano), Macworld Brasil já teve acesso ao jornal e avaliou a publicação.
Apesar de ser conhecido como um jornal, ele está muito mais para revista. Seu visual é bonito e limpo, convidando o usuário a gastar um bom tempo em suas páginas. Traz muitas fotos de “página inteira” e alguns vídeos, como trechos de filmes avaliados. Como a maioria das publicações criadas para o iPad, porém, ainda não explora amplamente o potencial multimídia da plataforma. É como “uma revista com alguns recursos curiosos a mais”, mas nada para cair o queixo.
O conteúdo é variado e vai desde fofocas a política internacional, passando por artes, esportes, clima, horóscopo, aplicativos e games. Ao avaliar a navegação fica evidente que é preciso uma conexão muito boa para não ter a exibição lenta. Quem usá-lo com 3G, por exemplo, terá problemas para baixar o conteúdo da edição do dia.
Nas páginas abertas em nossos testes, nenhuma permitiu o recurso de zoom com dois dedos, muito utilizado no iPad, e que consegue ampliar com facilidade os textos no tablet. Na opção de “carrossel” (exibe as páginas de forma rotatória) hora o toque sobre um texto abria a página, hora simplesmente rolava o carrossel.
Alguns vídeos não abriram ou tiveram apenas o som executado. E o aplicativo simplesmente fechou em alguns momentos. Um recurso interessante é o de foto 360 graus, que exibe uma visão ampla de paisagens, como na reportagem sobre Veneza, na Itália.
The Daily: "jeitão" de revista
De maneira geral, o produto é promissor: tem um preço muito bom, um conteúdo variado e alguns recursos interessantes. Mas ainda falta usar de forma mais contundente os recursos do iPad e corrigir seus bugs.