Grande parte do barulho vindo da conferência SID Display Week 2011 em Los Angeles, EUA, nesta semana, é sobre telas para tablets capazes de atingir resoluções de 2560x1600 – cinco vezes a da tela do iPad (1024x768). Mas a Samsung, que fabrica essas telas impressionantes, também revelou no evento telas para e-readers que usam os óleos coloridos de “electrowetting” e podem exibir até 16,7 milhões de cores.
O site Engadget produziu um vídeo dessas telas da Samsung mostrando como elas se parecem mais com displays de tablets do que com as telas de e-ink dos livros eletrônicos, que usam tecnologia eletroforética, como o Kindle da Amazon.
Além de serem de leitura mais fácil para os olhos do que as telas de LCD retroiluminado, esses e-readers electrowetting também não consomem tanta energia e oferecem uma taxa de refresh 70 vezes mais rápida do que as telas de e-ink. Eles também conseguem exibir vídeos – diminuindo, assim, o espaço entre tablet e e-reader.
A Samsung ainda não anunciou se pretende produzir seus próprios e-readers electrowetting ou se venderá a tecnologia para outras fabricantes.
Um fato curioso sobre essas telas é que tipo de impacto elas terão sobre a próxima geração de tablets. Se essa tecnologia fosse licenciada para uma companhia como a Amazon ou Barnes & Noble, poderia ser usada em aparelhos híbridos “tablet e e-reader”.
Até o momento, a Amazon havia se segurado para produzir tablets e abandonar o Kindle com tela e-ink porque a companhia queria um aparelho de um propósito só para “leitores sérios”. Essa também é a razão pela qual a Amazon esperou para criar um Kindle colorido. Mas se as informações de que a empresa está construindo uma série de tablets com Android forem verdadeiras, talvez a Amazon possa preencher esse vazio entre e-reader e tablet usando a tecnologia electrowetting, seja mantendo sua lealdade aos chamados leitores sérios e aparelhos de uma só função – mas em cores – ou criando um tablet híbrido.
De qualquer maneira, fique de olho aberto, pois a Samsung pretende iniciar produção em massa de telas electrowetting até o final deste ano.
Confira abaixo o vídeo do Engadget com a tecnologia da Samsung: