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Tecnologia pode reduzir perdas com pirataria de autope�as

Tecnologia a laser cria uma identidade para cada pe?a distribu?da no mercado. Foto: Fabr?cio Escandiuzzi/Especial para Terra

Tecnologia a laser cria uma identidade para cada pe?a distribu?da no mercado
Foto: Fabr?cio Escandiuzzi/Especial para Terra

Fabr?cio EscandiuzziDireto de Florian?polis

Uma tecnologia de identifica??o e impress?o a laser desenvolvida em uma incubadora de Santa Catarina pode ajudar a reduzir os preju?zos da ind?stria automotiva com a pirataria de autope?as e os recalls.

A solu??o, usada para marca??o de pol?meros e metais, ? utilizada para identifica??o individual de produtos. A pirataria de autope?as, segundo estimativa do setor, gera um preju?zo anual de R$ 3,5 bilh?es ?s ind?strias automobil?sticas. A tecnologia desenvolvida pela catarinense Welle Laser, localizada na incubadora Celta, em Florian?polis, permite que qualquer consumidor possa descobrir a origem e se o produto comprado ? original ou falsificado.

De acordo com Rafael Bott?s, presidente da Welle, o laser cria uma identidade para cada pe?a distribu?da no mercado. Um aparelho de telefone celular, atrav?s de um software gratuito, pode ler todas as informa??es impressas na autope?a, como se fosse um c?digo de barras habitualmente encontrado em supermercados. "Muitas pe?as v?m da China e o consumidor final n?o consegue identificar facilmente se ? de boa qualidade", afirma. "Com essa marca??o e um celular, ? poss?vel rastrear a sua origem e saber se o produto ? seguro."

A tecnologia foi apresentada durante uma feira automotiva realizada este m?s em Caxias do Sul, na serra ga?cha. Para as fabricantes de ve?culos, o sistema proporcionaria recalls apenas nas pe?as defeituosas. "Cada peda?o de um carro teria nome e endere?o. Com a base de dados, em caso de um recall, seria poss?vel contatar diretamente os propriet?rios de ve?culos em que houvesse o problema", afirma Rafael, lembrando que atualmente as substitui??es s?o realizadas por lotes. "? uma opera??o imensa e que gera desgaste para as companhias."

A empresa n?o revela o custo da tecnologia, que pode ser aplicada em todos os componentes de um motor. Bott?s defende o uso da "marca??o em laser" como forma de acompanhamento do desempenho dos produtos no mercado.

A impress?o ? feita em menos de um segundo e tem como uma de suas vantagens o fato de n?o gerar res?duos com qu?micas ou tintas, como ocorre em etiquetas ou impress?es normais. "Quando se trata da tecnologia a laser, estamos falando de algo permanente e de baixo custo com rela??o ao valor agregado", diz Rafael. "Quem investe nesse tipo de tecnologia, demonstra interesse e preocupa??o com a qualidade do seu produto."

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