A Sony afirmou nesta quinta-feira (28/4), por meio de seu blog oficial, que os perfis dos gamers da PS Network estarão intactos quando a rede voltar ao ar, o que deve acontecer no início da próxima semana segundo a própria empresa.
Dessa forma, segundo a companhia, os históricos de downloads, listas de amigos, configurações, Troféus (mesmo os ganhos no modo offline) e Saves estarão todos salvos ou poderão ser recuperados.
"Compensação"
Em um dos tópicos, a empresa pede desculpas por qualquer inconveniente que possa ter causado aos seus usuários com a interrupção da rede. Depois, explica que realizará eventos especiais em seu portfólio de games como uma forma de agradecimento. E, por fim, declara que também está trabalhando em um plano “de compensação” (“make good”) para os jogadores das versões para PS3 dos games de MMO “DC Universe Online” e “Free Realms” – MMO é a sigla para Massive Multiplayer Online, um gênero de game que, como diz o nome, só pode ser jogado online.
Além disso, a companhia afirmou que está avaliando maneiras de mostrar agradecimento pela “extraordinária paciência” que os usuários estão tendo enquanto a PSN não volta ao ar.
Rede da Sony já está fora do ar há uma semana
Entenda o caso
No dia 26/4, a Sony anunciou que uma “invasão externa” à sua rede online conseguiu ter acesso aos dados pessoais e talvez informações de senhas, histórico de compras e até números cartão de crédito dos mais de 70 milhões de jogadores que utilizam a rede do PlayStation 3.
O caso é tão sério que, segundo um instituto de pesquisas especializado, o prejuízo da Sony com o vazamento desses dados poderia ultrapassar os 24 bilhões de dólares.
No dia seguinte ao anúncio, começaram a surgir relatos de gamers que tiveram problemas com seus cartões de crédito, de acordo com os sites como Ars Technica e VGN 365.
Ambos afirmam ter recebido um grande número de mensagens, via e-mail, comentários e mensagens via Twitter, de leitores usuários da PSN que dizem ter tido problemas com compras ou saques não autorizados.