A Skype chegou a um acordo com o GT Group (basedo em São Paulo), para ajudar a restabelecer o serviço para os assinantes do Números Online já existentes, por meio desse novo parceiro. Em comunicado, a empresa pediu desculpas pela interrupção nas conversas dos usuários, e disse que está trabalhando com o GT Group e as autoridades locais para que a situação volte ao normal assim que possível.
Retomando a questão
A Skype deixou de fornecer o serviço Números Online - que permite ligar para um usuário Skype a partir de qualquer telefone fixo ou celular, com a ligação tarifada de acordo com o número contratado, independentemente da localização real do usuário - para seus clientes no Brasil e não tinha até então previsão de quando voltaria a fornecê-lo, de acordo com mensagem enviada aos clientes. A empresa, em e-mail no início deste mês, informou que sua parceira no Brasil, a Transit Telecom, teria decidido "não mais oferecer o produto".
"Infelizmente, devido à legislação brasileira, a Skype não pode oferecer o serviço Números Online a você diretamente sem um parceiro local", justificou a empresa em e-mail. "Pedimos desculpas pelo inconveniente que a decisão da Transit Telecom possa lhe causar, mas essa é uma questão que está fora do nosso controle."
O comunicado deixou claro que os clientes com contrataos ativos de Números Online contarão com o serviço até o final do prazo contratado, contudo não poderão renová-lo.
Por outro lado, a Transit Telecom, por meio da sua assessoria de imprensa afirmou que a comunicação do fim do serviço no País partiu exclusivamente da Skype e que a empresa ainda não havia se pronunciado sobre o fato.