De toda a receita arrecadada com sistemas operacionais em 2010, o Windows foi responsável por 78,7% do bolo, o que significa um ganho de quase um ponto porcentual em relação ao ano anterior. Mas, apesar do crescimento da Microsoft, Linux e Mac também tiveram alta, de acordo com a empresa de pesquisa Gartner.
A pesquisa levou em conta tanto desktops como servidores, comparando Microsoft, IBM, HP, Oracle, Red Hat e Apple.
O Windows domina com facilidade o mercado doméstico (96,6%), mas a luta no setor corporativo (51%) é mais disputada – isso em termos de renda. Se juntarmos os dois segmentos, o faturamento com o sistema no ano passado chegou a 23,8 bilhões de dólares - mais, portanto, que o obtido em 2009, quando arrecadou 21,9 bilhões (77,9%).
A IBM, que produz tanto versões de Unix quanto sistemas para mainframes, ficou em segundo, com 2,3 bilhões de dólares, ou 7,5% do mercado. A Red Hat, maior fornecedora de Linux, teve participação de 2% e o Mac OS, da Apple, 1,7%. De acordo com a Gartner, Linux e Mac estão em ascensão.
“Linux e Mac OS são os que mais crescem nos servidores e desktops, respectivamente, mas a Microsoft se manteve firme na liderança”, diz o estudo. O Windows 7, destaca a Gartner, foi importante para a gigante por ter aberto um novo ciclo de atualização para sua plataforma.
Mais de 350 milhões licenças do 7 já foram comercializadas, confirmando o que a Microsoft dissera ano passado, quando considerou o software o sistema operacional de vendas mais rápidas da história. No entanto, segundo a PC World americana, esse número não é satisfatório para empresa, pois representaria dois terços do total de máquinas vendidas. Por mais que pareça um bom resultado, ele é pouco para a gigante.
Participação
Segundo a empresa de métricas web Net Applications, o Windows está em 89,6% dos computadores. Já a StatCounter dá ao sistema da Microsoft 91,6%.
Do lado do servidor, o Windows alcançou 6,2 bilhões de dólares em receita, respondendo por quase 51% do mercado. Os sistemas Unix da HP ficaram com 8,6%; o Unix da IBM, 8,5%; todos os Linux somados atingiram 8,4% e os mainframes IBM, 7,8%.
Um fator a ser considerado, porém, é o crescimento das plataformas móveis. De acordo com a Net Applications, que contabiliza desktops e sistemas móveis de forma conjunta, 1,87% do tráfego na Internet em 2010 veio do iOS – o dobro em relação ao Android - ante 0,81% do ano anterior.