Com o último personagem, Barry Burton, sendo revelado para Resident Evil: The Mercenaries 3D, a o produtor do jogo resolveu falar a respeito da escolha do personagem, da ausência de Leon S. Kennedy de Resident Evil 2 e Resident Evil 4, e afirmar que a Capcom não tem planos de trazer personagens extras por download no momento.

Masachika Kawata, produtor do jogo, falou ao site de notícias Eurogamer, inicialmente sobre a adição de personagens por download: “No momento não, nós não temos nenhum plano. Se os usuários quiserem isso nós nos esforçaremos para fazer acontecer. Estamos sempre monitorando os comentários e retorno dos usuários”.
Depois prosseguiu brincando sobre a ausência de Leon: “Ele está todo enrolado com Resident Evil: Operation Raccoon City. Ele não pôde fazer sua aparição em Mercenaries“.
Kawata comentou então por que da escolha de Barry Burton, um personagem que devido à aura de filme de horror classe B que o primeiro Resident Evil exalava, ficou conhecido por frases canastronas, se tornando uma espécie de piada interna entre os fãs.
“A maioria dos personagens de Resident Evil são heróis descolados. Barry é um pouco diferente. Foi há alguns anos que descobrimos que Barry era popular no mercado ocidental. Foi uma surpresa para nós, japoneses. Mas desde então nós sempre pensamos sobre ele”, disse o produtor.
E continuou: “Ele é um cara que pensa sobre sua família o tempo todo, o que mostra sua humildade. Nós achamos que ele seria um personagem único para se jogar. Ele é um cara grande, então ele pode golpear usando seu corpo. Ele também é um maníaco por armas. Esse é seu ponto forte. Desde o início do jogo ele recebe armas poderosas”.
Por fim, comentou sobre o personagem ser considerado uma piada pelos fãs ocidentais: “Ele não foi incluso como um personagem cômico. É difícil porque nós não jogamos o jogo em inglês. As falas em inglês podem ter tomado um contexto diferente quando traduzidas do japonês. Eu lembro dele ter amor por sua família. Para proteger sua família ele tem que trair seus colegas. Esse foi uma cena impressionante”.
Via GoNintendo, Eurogamer e IGN