A Mozilla está em dia com o beta do Firefox 5, mas conseguir isso significou deixar de fora os “luxuosos” futuros recursos sobre os quais já ouvimos falar.
O beta do Firefox 5 agora está disponível para download e suas duas maiores adições são um suporte para animações CSS padrão e uma chave de canal (channel switcher) que permite aos usuários passarem pelas versões Aurora, Beta e, finalmente, pelas edições finais.
O resto das mudanças é composta por soluções de bugs. O release sobre o lançamento do beta do Firefox 5 descreve mais de mil problemas consertados e ajustes menores.
Depois do lançamento do Firefox 4, a Mozilla mudou para um ciclo de desenvolvimento mais rápido, que permitiu que a empresa rapidamente adicionasse novos recursos ao navegador. Enquanto o intervalo entre o Firefox 3 e o Firefox 4 foi de três anos, o Firefox 5 será lançado em 21/6, cerca de três meses após a chegada de seu antecessor.
Versões futuras do browser podem incluir uma aba Home permanente, compartilhamento de sites em redes sociais, um visualizador de PDF no próprio navegador e menus de sites parecidos com as jumplists do Internet Explorer 9, da Microsoft.
Mas nenhum desses recursos apareceu no Firefox 5 Aurora, um novo tipo de canal que fica entre as versões experimentais do Firefox e o beta. Se novos recursos não aparecerem no Aurora, eles também não aparecerão nas versões beta ou estável. Por isso, a ausência de recursos maiores no Firefox 5 não é uma grande surpresa.
Ainda assim, a chave de mudança de canais é um recurso legal para os mais aficionados por navegadores, permitindo que eles se desloquem entre as diferentes versões sem precisar reinstalar o programa manualmente.
Para acessar esse recurso, abra a página “About” no Firefox 5, clique no link “Change”, use a caixa drop-down para mudar entre os canais e clique em “Apply and Update”. Mas lembre-se: não será possível mudar de volta para o Firefox 4 usando este método.