A Microsoft divulgou ontem (28/4) os resultados de seu último trimestre fiscal, com crescimento na receita de 13% e de 31% nos ganhos. Apesar disso, os números da empresa trazem um dado que mostra bem como está o cenário atual do mercado de tecnologia: pela primeira vez em 20 anos, os lucros e receita da Apple foram superiores aos da Microsoft, segundo o jornal britânico The Guardian.
No período, encerrado em março, a companhia de Steve Jobs atingiu recorde de receita (24,6 bilhões de dólares) e de lucro líquido (5,99 bilhões de dólares) no período, com crescimento trimestral de 83% em receitas e 95% em ganhos. Já a Microsoft obteve receita líquida de 16,43 bilhões dólares, com lucro líquido de 5,23 bilhões.
Leia também:
iPad 2 deve ser lançado no Brasil até o começo de junho
A empresa da maçã vendeu 18,6 milhões de iPhones, crescimento de 113% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, foram comercializados e 4,69 milhões de iPads (que ainda não eram vendidos nessa época em 2010). Além disso, a companhia anunciou que vendeu 3,7 milhões de Macs durante o período, o que representa um crescimento de 28% em relação ao mesmo trimestre de 2010.
Vale lembrar que, em maio do ano passado, a Apple superou a Microsoft em valor de mercado com 200 bilhões de dólares para a fabricante do iPhone, contra 197 bilhões para a companhia do Windows. Também é curioso notar que, em 1997, a empresa do Windows salvou a Apple, que estava em crise, ao injetar 150 milhões de dólares na fabricante de Macs (saiba mais sobre a história da companhia em Apple faz 35 anos - Confira os altos e baixos da empresa).