O G1, serviço de notícias da Globo na Internet, lançou seu aplicativo para o iPad no dia 31/1 e já chegou a ocupar o topo do ranking dos programas gratuitos mais baixados pelos brasileiros para o tablet da Apple (atualmente está em segundo lugar). O aplicativo traz um bom conteúdo, com vídeos dos jornais Hoje, Nacional, Bom Dia Brasil e da Globo, além das informações do site G1. Mas ainda precisa de alguns ajustes.
No dia 7/2, em últimas notícias, o mesmo texto era exibido cinco vezes na listagem. Já a área de melhores fotos simplesmente não tinha imagens. No dia 10/2, algumas imagens foram incluídas, mas com preview (foto pequena) em baixa resolução (ao clicar nelas isso se resolve).
Sua área de editorias tem uma divisão diferente da oferecida pelo site, com a ausência, por exemplo, de uma área específica para esportes. Quem quer saber sobre o jogo de ontem de seu time procura em qual editoria?
As informações são atualizadas com freqüência (desde que você tenha conexão com a Internet, claro) e a exibição dos conteúdos pode ser personalizada pelo usuário. Basta tocar no ícone de engrenagem, pressionar a editoria desejada (Tecnologia e Games, por exemplo) e arrastá-la para a parte superior. Feito isso, ela será exibida logo na primeira página do aplicativo.
Últimas notícias: notas repetidas
Em grande parte das reportagens em texto, são inseridos vídeos e até mesmo gráficos, o que torna o conteúdo mais atraente. Pena não ser possível dar zoom nas páginas. Sem isso, algumas legendas pequenas ficam difíceis de serem lidas.