O domínio da Apple na oferta de aplicativos para smartphones (por conta da App Store, que tem cerca de 300 mil softwares) é uma ameaça à liberdade da Internet, segundo Jimmy Wales, fundador da Wikipedia. Seu comentário foi feito durante um evento na Bristol University, na Inglaterra, destinado à comemoração do décimo aniversário da enciclopédia colaborativa online.
Wales manifestou preocupação com a forma com a qual a Apple controla a distribuição de aplicativos para o seu sistema operacional iOS. Segundo ele, a empresa criou um “sistema fechado”. “Para fazer um software e oferecê-lo gratuitamente, você precisa pedir permissão para a Apple. Esse obstáculo criado é preocupante. Quando você quer dar um software a alguém, não deveria ter que pedir permissão”, explicou.
Em novembro do ano passado dois outros nomes de pesos também dispararam contra a empresa de Steve Jobs Tim Wu, homem que criou o termo “neutralidade na rede”, criticou o que chama de “sede de controle de Steve Jobs”. Já Tim-Berners Lee, ninguém menos que o criador da web, afirmou que a App Store utiliza usa métodos "restritivos e centralizadores".
A Apple, seja por questões de segurança ou para controlar o conteúdo que exibe em sua loja online, criou um polêmico sistema de aprovação de aplicativos. Entre os programas que já foram rejeitados pela companhia estão o Google Voice, um software da banda Nine Inch Nails e um programa de caricaturas de Mark Fiore (ganhador do Prêmio Pulitzer), decisões que geraram acusações de censura.
E você, acha que o controle da Apple na App Store é uma ameaça à liberdade? Deixe sua opinião.