O primeiro smartphone do exército norte-americano utilizará o sistema Android, da Google, em vez do rival iOS, da Apple, de acordo com informações do site da Wired.
Segundo a publicação, já estão sendo feitos testes com um protótipo chamado Joint Battle Command-Platform (JBC-P), que foi desenvolvido pela empresa sem fins lucrativos MITRE. O aparelho pesa cerca de 900g mesmo quando ligado a um rádio (muito mais leve do que o pacote Nett Warrior utilizado pelos soldados atualmente) e roda justamente o sistema operacional da gigante de buscas.
Além disso, o exército dos EUA afirmou que o kit de desenvolvimento por trás do gadget será lançado em julho deste ano com o nome Mobile/Handheld Computing Environment. Seu objetivo é proporcionar um arcabouço único para a criação de apps para uma variedade de aparelhos.
Algumas funções já foram atribuídas ao aparelho - por exemplo, uma função de mapeamento, um programa para manter os soldados informados sobre a localização das forças aliadas e programa de “mensagens importantes”.
No entanto, como lembra a Wired, ainda não foram respondidas questões importantes sobre o smartphone de guerra: como os dados serão mantidos seguros e como será possível utilizar os produtos de forma eficiente em ambientes de combate com conexões ruins.
Segundo o jornal inglês The Register, o smartphone deverá chegar aos soldados americanos em 2013.
Sistema da Google está sendo utilizado em protótipo de smartphone do exército dos EUA