Criada originalmente como uma fabricante de instrumentos musicais, a Yamaha até hoje mantém uma boa reputação nessa área, apesar de ter expandido consideravelmente sua área de atuação.
Os Docks TSX-70 e TSX-80, compatíveis com iPhone e iPod, avaliadas por Macworld Brasil apresentam uma ótima qualidade sonora, além de um ótimo acabamento externo.
Apesar de possuírem designs opostos, com o TSX-70 sendo mais retrô e o TSX-80 mais moderno, ambos trazem exatamente os mesmos recursos (incluindo um eficiente controle remoto e serviços de despertador e rádio-relógio na bonita tela de LED) e potência sonora, com 16W divididos em três alto-falantes projetados com woofer SR-Bass.
O design elegante e o tamanho reduzido de ambos merecem destaque, assim como a qualidade do som, que se saiu bem em diversos estilos musicais. Os controles simples, tanto no aparelho quanto no controle remoto, também são pontos positivos. Como outros docks, os produtos da Yamaha também trazem saídas externas e carregam os aparelhos quando ligados.
O ponto negativo fica por conta dos preços altos sugeridos pela fabricante, de 1.099 reais para o TSX-70 (sai por cerca de 200 dólares nos EUA), e de 100 reais a mais para o TSX-80. Apesar dos mesmos recursos, a Yamaha justifica o preço maior do TSX-80 afirmando que o produto utiliza maior quantidade de materiais na fabricação.
Outro contra é o fato de o controle de graves/agudos (tone control) ser físico e ficar localizado na traseira dos aparelhos, não sendo de fácil localização e nem um pouco prático. E, apesar da boa qualidade sonora, em algumas músicas foi possível notar que o som sofreu distorções em volumes mais altos, sendo necessário deixar o som mais agudo, o que diminuía a qualidade da experiência do usuário.
Modelo TSX-70 capricha no visual mais retrô, se assemelhando a antigos rádiosTodos os modelos de iPod Touch (3ª e 4ª geração) e de iPhone (3G e 4) testados funcionaram com os aparelhos. Mas o iPod Touch 3G apresentou problemas com o controle remoto, sendo possível mudar apenas o volume das músicas com esse modelo do tocador.
Apesar dos recursos iguais, TSX-80 custa mais do que o "irmão gêmeo" TSX-70
Irmão maior
Outro produto lançado pela Yamaha para os aparelhos da Apple é o MCR-40 (1.399 reais), que possui tamanho e potência sonora (30W divididos em dois falantes) bem maiores do que o TSX-70 e o TSX-80. O som do equipamento é muito bom, com potência para dar uma festa tranquilamente. Seu controle remoto traz uma boa variedade de recursos e controles.
Mas há algumas limitações: a conexão USB exige que o armazenamento de dados esteja em FAT 16 ou 32. Não imagino que formato eu uso para os pendrives, mas testei três deles e nenhum funcionou. Já no meu rádio do carro, que tem porta USB, todos funcionam sem problemas...
Quanto à conexão do dock, o produto só fala em compatibilidade com o iPod. Não há qualquer referência no manual sobre o iPhone. Diz apenas que é “compatível com iPod (5ª geração), iPod classic, iPod nano e iPod touch. Ao espetar o iPhone, a tela do celular mostra uma mensagem dizendo que o equipamento não é suportado. Apesar disso, o equipamento funciona, mas nem todas as funções funcionam adequadamente com o iPhone. Vale lembrar que o equipamento também permite recarregar o aparelho, o que é legal.
Segundo a assessoria da Yamaha, é possível encontrar os produtos na Import Express, que possui loja online com entrega em todo Brasil, além de duas lojas físicas em shoppings de São Paulo.
Aparelho de som MCR-40 possui potência suficiente para animar festas em casa