Notebook Press

Notebooks, notícias e novidades

Aumento da demanda eleva investimentos em data centers no Brasil

A injeção de capital que os data centers comerciais brasileiros receberam recentemente para atualizar a infraestrutura de acordo com as novas exigências do mercado mundial começa a dar retorno. Melhor equipados e com gestão aprimorada, esses provedores ampliaram as ofertas e ganharam massa crítica. O resultado é demanda aquecida pelos serviços, com perspectivas de crescimento anual acima de dois dígitos, prevêem consultorias de pesquisas. Cloud computing será um dos instigadores desse incremento.

Em 2011, os data centers atraíram significativa fatia de clientes predispostos a terceirizar serviços de TI. Segundo as empresas que estão na competição no setor, aumentou a demanda de ofertas tanto pelas pequenas e médias empresas (PMEs) quanto pelas grandes companhias.

Nas PMEs, a busca tem sido mais por aplicações web, com destaque para as soluções em cloud criadas pelos provedores que atendem nesse setor, como é o caso da Hostlocation, Locaweb, UOL Diveo e Alog.

Já os grandes negócios têm buscado mais soluções de hospedagem de equipamentos e aplicações com gerenciamento (hosting management), backup, storage e full outsourcing de TI, segundo prestadores de serviços como HP, IBM, Telefônica, Unisys e Algar Tecnologia. 

Um dos motivos que estão levando as companhias a recorrerem mais aos prestadores de serviços de data center é a necessidade de implementação de novas tecnologias com mais velocidade. Com a aceleração da economia, as operações estão crescendo e a TI precisa dar respostas rápidas aos negócios.

Estudos da IDC e Frost & Sullivan confirmam a alta desse negócio no Brasil e projetam crescimento. Ambas divulgaram relatórios com análises otimistas, embora os números apresentem divergência.

De acordo com o estudo “Mercado e Tendências em Data Center no Brasil”, realizado pela IDC, essa área registrará taxas de crescimento anual de aproximadamente 15% nos próximos quatro anos. As estimativas da consultoria são de que esse segmento chegará em 2014 com faturamento de 3 bilhões de reais. A parte de hospedagem de infraestrutura responderá por metade dos negócios, ou seja, movimentará 1,5 bilhão de reais, ante 777 milhões de reais apurados em 2009.

Já a Frost & Sullivan, que monitora essa área há cerca de seis anos no Brasil, estima que o mercado local de data center apresentará taxa anual de crescimento de 9,5% até 2016. Pelas suas previsões, o setor alcançará receita de 2,15 bilhões de dólares, ante 1,25 bilhão de dólares apurado em 2010.

A.T.Kearney também realizou um estudo, encomendado pela Aceco [especializada em construção de data centers] sobre o mercado brasileiro de data center e projetou crescimento de 16% entre 2010 e 2015. O Gartner não traçou nenhuma projeção para o mercado local, porém sinaliza expansão do segmento, impulsionado principalmente pelas ofertas de cloud computing, que prometem deslanchar no Brasil a partir do segundo semestre.

“O mercado de data center no Brasil tem crescido muito rápido. Novas companhias estão surgindo por causa da crescente demanda. As empresas têm investido bastante não só em hardware, mas em gestão das operações, aprimorando a maturidade da organização”, diz David Coyle, vice-presidente de Pesquisas do Gartner e chairman da conferência de data center, realizada em São Paulo no começo de abril.

Leia mais na Computerworld

Related Posts with Thumbnails

On Twitter

Notebook Press

DICAS INCRÍVEIS

DICAS INCRÍVEIS
TV DE LCD EM OFERTA